sábado , 6 setembro 2025
Lar Política Quaest vai medir opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump
Política

Quaest vai medir opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump


Levantamento também vai apurar a avaliação do governo Lula e intenção de voto na disputa pela presidência em 2026. Entrevistas serão feitas entre os dias 10 e 13 de julho com 2.004 eleitores. A Quaest faz, a partir desta quinta-feira (10), uma pesquisa que medirá a opinião dos brasileiros sobre a tarifa de 50% a ser aplicada a partir de 1º de agosto a produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e vai ouvir 2 mil pessoas até domingo (13). Os dados vão ser divulgados a partir de quarta (16).
O anúncio da tarifa foi feito na quarta-feira (9) pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com o argumento de que o Brasil promove uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump disse, ainda, que a relação comercial entre os países é injusta, apesar de a balança comercial ser favorável aos EUA. Desde 2009, o Brasil compra mais do que vende para o mercado norte-americano (veja no infográfico abaixo).
Infográfico mostra fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos desde 1997.
Arte/g1
Pesquisa também vai medir avaliação do governo e intenção de voto para 2026
A pesquisa também vai medir a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as intenções de voto para 2026.
Segundo Felipe Nunes, fundador e CEO da Quaest, os levantamentos a partir desta pesquisa e até a eleição de 2026 vão ser mensais serão
“A redução do intervalo entre as pesquisas vai permitir captar com maior precisão as tendências do eleitorado”, afirmou Nunes.
Último levantamento: 57% desaprovavam o governo, e Lula empatava com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite em eventual 2º turno
A pesquisa anterior da Quaest, divulgada em 4 de junho, indicou que 57% desaprovavam o governo Lula e 40% aprovavam.
Veja os números:
Desaprova: 57% (eram 56%)
Aprova: 40% (eram 41%)
Não sabe/não respondeu: 3%
O levantamento também mostrou que, pela primeira vez, nomes alternativos a Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República em 2026 empatavam com Lula num eventual segundo turno.
Lula estava tecnicamente empatado com Bolsonaro, Tarcísio (governador de São Paulo), a ex-primeira dama Michelle, Ratinho Jr. (governador do Paraná) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul).
Lula seguia à frente do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Artigos relacionados

Lula conversa por telefone com presidente da Comissão Europeia e defende parceria 'ainda mais estratégica' diante do tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta...

Anistia ampla, geral e irrestrita: veja a íntegra do projeto defendido por bolsonaristas

Extrema direita oferece ‘projeto golpistinha do futuro’ para anistia Um dos projetos...

STJ demite servidor suspeito de envolvimento em venda de sentenças

Um servidor do Superior Tribunal de Justiça (SJ) foi demitido nesta sexta-feira...

“Indulto é golpismo de marcha ré”, diz Alckmin em São Paulo

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,...