quinta-feira , 18 dezembro 2025
Lar Política Políticos e ministros do Brasil participam até sexta-feira do Fórum de Lisboa, na capital portuguesa
Política

Políticos e ministros do Brasil participam até sexta-feira do Fórum de Lisboa, na capital portuguesa

Evento, que já está na 13ª edição, discute temas como democracia, tecnologia, reforma administrativa, desenvolvimento sustentável e regulação da inteligência artificial. Políticos e ministros brasileiros se reúnem em Lisboa até sexta para fórum Brasil-Portugal
Ministros do governo Lula, autoridades do Judiciário e parlamentares brasileiros participam nesta semana do Fórum Jurídico de Lisboa, que vai até sexta-feira (5) na capital de Portugal. O evento discute temas como democracia, tecnologia, reforma administrativa, desenvolvimento sustentável e regulação da inteligência artificial.
Entre os principais participantes desta segunda-feira (1º), estiveram:
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que defendeu a recente decisão da Corte que responsabiliza plataformas digitais por conteúdos criminosos publicados por usuários. Barroso participou do painel sobre Regulação da Inteligência Artificial.
Gilmar Mendes, ministro do STF, falou na abertura do evento e participou do painel sobre reforma administrativa, ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, participou do debate Democracia combativa: desafios e perspectivas atuais, ao lado do advogado-geral da União, Jorge Messias, e da ministra substituta do TSE, Edilene Lobo.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, esteve no painel sobre competitividade energética, defendendo investimentos em fontes limpas e confiáveis.
Márcio França, ministro do Empreendedorismo, falou sobre desenvolvimento econômico sustentável.
O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve presente no primeiro dia. Ele não quis falar com a imprensa.
Também participaram dos debates os senadores Rodrigo Pacheco e Ciro Nogueira, o presidente do TCU, Bruno Dantas, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
O Fórum Jurídico de Lisboa é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Gilmar Mendes, em parceria com instituições portuguesas. O evento reúne juristas, acadêmicos e autoridades para debater políticas públicas e desafios globais.

Artigos relacionados

Alerj derruba vetos e restabelece “gratificação faroeste”

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou, nesta...

Lula: Itália pediu mais tempo para aprovar acordo com Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (18) que...

Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cassar os mandatos dos...

Fraude no INSS: “Se tiver filho nisso, ele será investigado”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (18), que...