sexta-feira , 31 outubro 2025
Lar Política Com prejuízo bilionário no 1º trimestre e pressão de aliados pelo cargo, presidente dos Correios pede demissão
Política

Com prejuízo bilionário no 1º trimestre e pressão de aliados pelo cargo, presidente dos Correios pede demissão


Empresa teve pior déficit entre as estatais em 2024 e registrou prejuízo de R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre de 2025. Cargo é almejado pelo União Brasil, que comanda ministério. O presidente dos Correios, Fabiano Silva, pediu demissão nesta sexta-feira (4).
Presidente dos Correios, Fabiano Silva
José Cruz/Agência Brasil
Silva deixou a carta de demissão no Palácio do Planalto, para auxiliares de Lula, que está em viagem no Rio de Janeiro. A demissão só deve ser oficializada após uma conversa entre Fabiano e o próprio presidente.
Aliados do presidente dos Correios afirmam que a permanência dele ficou insustentável por conta de uma suposta pressão do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), pela troca na presidência da estatal.
Alcolumbre tenta emplacar um aliado na presidência dos Correios desde o início do terceiro mandato de Lula. O Ministério das Comunicações, ao qual os Correios são subordinados, é chefiado por Frederico Siqueira Filho, do União Brasil.
Em meio à crise com Lula, União Brasil pressiona pelos Correios e Banco do Brasil
Aliados de Fabiano afirmam ainda que problemas de saúde também o levaram a tomar a decisão de se demitir.
Silva deixa o cargo após a empresa ter o pior déficit entre as estatais em 2024 e registrar um prejuízo de R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre deste ano.
A aliados, no entanto, Fabiano Silva afirma que a decisão de deixar o cargo não tem relação com os resultados financeiros da estatal. O presidente atribui o resultado ruim dos Correios à decisão do governo de estabelecer, em 2023, uma taxa para varejistas chinesas, medida apelidada de “taxa das blusinhas”

Artigos relacionados

Sete governadores anunciam “Consórcio da Paz” após operação no Rio

Sete governadores anunciaram nesta quinta-feira (30) a criação do “Consórcio da Paz”, um...

Deputados pedem investigação federal sobre megaoperação no Rio

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai pedir que...

Congresso aprova isenção do IR por tempo indeterminado

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (30) projeto de lei (PLN 1/2025)...

Lula ficou “estarrecido” com número de mortos no Rio, diz Lewandowski

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que o...