sexta-feira , 5 setembro 2025
Lar Cidade Juiz do DF mantém trabalho externo para deputado presidiário | Política
Cidade

Juiz do DF mantém trabalho externo para deputado presidiário | Política

O juiz Valter André Bueno Araújo, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, rejeitou uma tentativa do Ministério Público de revogar o trabalho externo no Congresso autorizado ao deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ), que está preso em regime semiaberto.

Jacob foi preso em junho e o regime previsto na sentença permite que ele deixe o presídio durante o dia para trabalhar. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o parlamentar por falsificação de documento público e dispensa de licitação quando o peemedebista era prefeito de Três Rios (RJ).

Na decisão, o juiz considerou que Jacob preenche os requisitos legais para a autorização do trabalho externo. Avaliou ainda que não há impedimento para que a atividade seja exercida na Câmara dos Deputados.

“Considerando a manutenção do cargo político do sentenciado, não há óbice para o deferimento do trabalho externo nessa hipótese, já que a independência funcional e política que acompanha o exercício da função não interferirá na fiscalização do benefício externo pelo estabelecimento prisional, nem mesmo no repasse de informações quanto à sua frequência regular ao local de trabalho, devido ao registro eletrônico realizado por leitores biométricos”, disse Araújo.

Na argumentação do Ministério Público, a autorização de trabalho externo não poderia ter sido concedida porque, pelas informações prestadas pela Câmara, foi possível constatar que não haveria fiscalização ou controle.

Artigos relacionados

Charlie Sheen detalha relações com outros homens: “Divertidas”

O ator Charlie Sheen, de 60, prepara para a próxima semana o...

PF investiga servidor do INSS por fraude de empréstimos consignados

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira (5/9), no curso da Operação...

Biblioteca no Rio é considerada uma das mais bonitas do mundo

O Real Gabinete Português de Leitura, instituição histórica lusófona do Rio de...

Caso da mala: vídeo mostra publicitário deixando corpo em rodoviária

A Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul (PCRS) divulgou...