Depois de esclarecer como a chia, o brócolis, a cúrcuma e a aveia favorecem a limpeza do cólon e explicar como esses alimentos beneficiam o órgão responsável pela formação de fezes, a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo, voltou novamente à coluna Claudia Meireles. Desta vez, aponta três chás com potencial de fazer uma “faxina” intestinal e reduzir as gases.
Pós-graduada em medicina do estilo de vida, a especialista detalha que consumir opções ricas em água e compostos naturais anti-inflamatórios contribuem para “o colón fazer uma faxina interna que deixa o organismo funcionando direitinho“. Entre as funções do órgão, consta o armazenamento temporário de resíduos digestivos.
Chás
Sene
Segundo a nutricionista funcional integrativa, o chá de sene tem propriedades laxativas. Ela elucida que a infusão pode ajudar a aliviar a prisão de ventre e limpar o intestino. Entretanto, é preciso cautela quanto ao consumo. “A bebida deve ser usada com moderação e por curtos períodos por conter antraquinonas”, frisa.
A especialista salienta que a antraquinona, quando ingerida frequentemente, tende a inflamar a mucosa intestinal. Para fazer o chá de sene, deve-se utilizar uma colher de sobremesa da planta medicinal para 200 ml de água filtrada. Em seguida, deixe em infusão por cinco minutos e beba.

Erva-doce
Outro chá mencionado por Andrezza Botelho é o de erva-doce. “Auxilia na digestão e pode aliviar desconfortos gastrointestinais, como gases e inchaço”, reforça. Fazer a bebida que contribui para a limpeza do cólon requer combinar 250 ml de água filtrada e uma colher de sopa da planta ou dois sachês de boa procedência. Depois, deixe entre cinco a 10 minutos em infusão.
Hortelã
Conforme a especialista, o chá de hortelã é “calmante, vermífugo e dispõe de ação antiespasmódica, por ajudar na eliminação de vermes e na redução de cólicas e gases“. A pós-graduada em medicina do estilo de vida orienta preparar a bebida com as folhas frescas. “Acrescente a água quente e deixe em infusão por cinco minutos”, aconselha.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.